quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cansaço mental: saiba como a atividade física ajuda a relaxar a mente



Atividade física melhora a função cognitiva e é a grande aliada do cansaço mental. 

O neurocirurgião chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Dr. Fernando Gomes Pinto, revela que uma mente cansada pode afetar todos os demais processos do nosso corpo, incluindo o aprendizado e memorização. Segundo ele, ”por ser integrante do corpo físico, o cérebro necessita de repouso para o seu restabelecimento. Seguindo o ritmo do dia, o órgão entra no modo vigília e parte para o sono, onde as memórias são organizadas e a sua forma de funcionamento é diferente. O cérebro precisa dessa alternância para funcionar melhor”, explica.

Atividade física melhora a função cognitiva

A melhora na função cognitiva tem início após 20 minutos de exercícios e se mantém por até 40 minutos de treino. O motivo principal para esse efeito positivo na cognição é o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e o estimulo de células nervosas que causam a liberação de mais neurotransmissores. Esse efeito positivo se mantém por um período após o fim dos exercícios. Após uma hora, o cansaço físico passa a ser um fator influente e pode afetar o desempenho da mente, por isso é necessário manter os limites fisiológicos do corpo. Se os exercícios continuarem, a performance mental decairá novamente.

Como a atividade física ajuda a relaxar a mente

A prática orientada de exercícios físicos é benéfica para todo o conjunto corporal. Durante uma sessão de exercícios aeróbicos intensos, a performance mental melhora em vários sentidos: tempo de reação a estímulos, percepção e interpretação visual de imagens, controle de processos como planejamento, organização, coordenação de pessoas, locais, eventos, etc; memória de curto prazo e inibição a reações desnecessárias.

Atividade física é o remédio para o cansaço mental


O cansaço mental acumulado provoca uma série de complicações mais graves. Os problemas mais frequentes são o desenvolvimento de gastrites e úlceras, queda de imunidade, o que leva a resfriados e gripes constantes, alergias, perda de cabelo, pressão alta, bronquite e, nas mulheres, alterações menstruais. No campo emocional, a relação com o próprio trabalho pode ser prejudicada pela falta de energia e desatenção, acarretando baixa produtividade.

A administradora de empresas Karina Giobbi, 34 anos, foi vítima do esgotamento mental. Mãe de Isabela e Igor, crianças com menos de dez anos de idade, chegou a “surtar” durante uma reunião de trabalho e procurou ajuda médica: “Eu achava que ia passar, e que a minha falta de paciência, estresse e náusea, fossem frutos apenas do que eu pensava e não daquilo que minha mente estava sentindo. Durante uma reunião, próximo do aniversário da minha caçula, eu surtei. Excesso de atividade, somado a um certo descuido físico, me deixaram para baixo. Era crônico.”

“É importante praticar atividade física, fazer algo diferente dos compromissos profissionais e familiares, desenvolver o hábito de aproveitar o fim de semana, as férias, e entender que tudo que fazemos é para viver, e não o contrário”, completou o neurocirurgião.
Deu certo para a Karina: “Procurei tratamento com psiquiatra e psicólogo, cheguei a tomar suplementos vitamínicos e medicação para diminuir a depressão e hoje não me vejo mais sem terapia freudiana. Também comecei a treinar - musculação e corrida são minhas paixões hoje em dia” revela, aliviada. 

fonte: Portal de Educação fisica

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O QUE É ESSA DOR NO JOELHO?

Causa da dor pode estar relacionada a perturbações durante o crescimento ou a lesões recorrentes dos esportes de impacto. 

Osteocondrite também conhecida como osteocondrose também pode ser chamada de osteocondrite dissecante é uma condição a qual uma quantidade variável de osso e sua cartilagem adjacente perde seu suprimento de sangue e sua causa é muitas vezes desconhecida. Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez, e até mesmo o bloqueio da articulação. Já sentiu algo parecido durante a sua atividade esportiva?

O que é osteocondrite dissecante?
Osteocondrite dissecante pode envolver o osso e cartilagem de praticamente qualquer articulação do corpo. Cotovelos e joelhos são mais comumente afetadas. Normalmente , apenas uma pequena porção da cartilagem afetada está envolvida . Estatisticamente afeta mais os homens.

O que causa a osteocondrite ou osteocondrose?
A causa da osteocondrite dissecante é muitas vezes desconhecida. Teorias incluem lesões recorrentes leves (ex. esportes de impacto) ou perturbações do crescimento causas por atividades esportivas de impacto em crianças durante o crescimento.

Quais são os sintomas da osteocondrite?
Os sintomas são um resultado direto da irregularidade da cartilagem na articulação afetada. Os sintomas incluem dor , rigidez , e ainda o bloqueio da articulação de modo que a amplitude de movimento é significativamente limitada. Por exemplo, quando osteocondrite dissecante afeta o cotovelo, a articulação pode não ir além de 90 graus de extensão, em vez de ser capaz de estender completamente em linha reta a 180 graus que é a amplitude considerada normal.

Como é osteocondrite dissecante diagnosticada?
Os sintomas iniciais podem ser sugeridos clinicamente pela observação da falta de amplitude de movimento com o "bloqueio" da articulação em um determinado ângulo. É neste ângulo que a cartilagem e o osso soltos ou amolecidos são literalmente "comprimidos", ao tentarmos movimentar. A dor também aparece nessas situações de mobilidade articular reduzida.

Para confirmar o diagnostico o médico pode solicitar exames de imagem , como a ressonância magnética ou um artroressonancia (ressonância magnética com contraste direto na articulação).

Qual é o tratamento da osteocondrite dissecante ?
Não há cura como tal , mas a doença pode ser tratada por uma variedade de meios , dependendo do tamanho e localização da lesão bem como a idade do paciente e do grau dos sintomas . Em alguns casos especialmente na forma ( juvenil) muito jovem, osteocondrite dissecante pode corrigir-se espontaneamente.

Cirurgia artroscópica é um procedimento que é frequentemente usado como um tratamento para remover a cartilagem solta e o tecido ósseo da articulação é estimulado.

Qual é o prognóstico de osteocondrite dissecante ?
Os indicadores de pior prognóstico ou resultado incluem uma lesão de grande porte sendo que varia de articulação para articulação . Lesão em uma área de suporte de peso ( área de carga) e idade avançada do paciente são também reservados aos piores resultados.

Osteocondrite dissecante pode ser prevenida?
É possível evitar osteocondrite , impedindo trauma ou lesão na articulação afetada, trabalhando e reforçando a musculatura ao fazer esportes além de adequado preparo físico e orientação profissional.


Matéria publicada no site Globo Esporte.