quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Atividade Física no Combate ao Diabetes

Atividade Física no Combate ao Diabetes


A atividade física é de vital importância para os diabéticos, pois aumenta a sensibilidade à ação da insulina, principalmente nos indivíduos portadores do tipo 2. Esse aumento ocorre durante e após a atividade física, perdurando por até 48 horas. Os exercícios mais indicados são caminhada, corrida, natação e alguns exercícios de resistência.

Para os portadores do diabetes do tipo 1, com início da doença mais freqüente em crianças e adolescentes, necessitando que o indivíduo faça aplicações de insulina, a atividade física auxilia no melhor controle da pressão arterial, melhora o perfil lipídico, com redução do colesterol total e triglicérides, além da melhora da capacidade física geral. Há também o ganho no aspecto emocional pelo fato dos exercícios proporcionarem sensação de bem-estar. Como a administração de insulina é ajustada de acordo com as necessidades de cada pessoa, a orientação médica é importante para que seja administrada a dose ideal de insulina de acordo com a dieta e a atividade física praticada.

A glicemia pode ser acompanhada antes e após a atividade física, pois há riscos de ocorrer uma hipoglicemia (queda dos níveis sanguíneos de glicose). Resumindo, a atividade física pode auxiliar no tratamento do diabetes do tipo 1, podendo reduzir as necessidades diárias de insulina, entre outros benefícios.
O diabetes tipo 2 atinge mais os adultos com mais de 45 anos de idade, sendo que 80% são obesos ou tem sobrepeso, e pode ser controlado com uso de medicamentos orais e/ou insulina. Além de todos os aspectos positivos descritos para o tipo 1, a atividade física para o tipo 2 melhora o controle metabólico, com aumento do colesterol bom (HDL), melhor controle diário das flutuações dos níveis de glicose no sangue, além de promover um benefício cardiocirculatório.

É importante que se tenha a consciência que a prática, esportiva é fundamental, seja na prevenção ou no auxilio ao tratamento de diversas doenças. Que o exercício garante ao praticante além dos benefícios comprovados em exames diversos, uma sensação de "vida", de bem-estar.
Portanto, pense nisso e comece sua atividade física o quanto antes.

Rosmeire Paixão - Personal Trainer
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário