quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A orientação de um bom profissional ajuda na hora de alcançar seus objetivos



Atualmente, as medidas aceitáveis na região da cintura são de 94 cm para os homens e 80 cm para as mulheres. Acima desses valores, é preciso tomar cuidado, pois se entra num grupo de risco diretamente ligado a situações, como hipertensão, diabetes, doenças do coração e aumento do colesterol.

A recomendação para qualquer atividade física é a de que ela seja realizada no mínimo três vezes por semana.

Conheça os exercícios físicos mais indicados para a sua estrutura óssea e muscular, levando em consideração os seguintes formatos do corpo humano: retangular, ampulheta, triângulo invertido, maçã ou pera.

- Tipo retangular: Os quadris e busto são equilibrados e a cintura não é muito definida. As pernas e braços geralmente são proporcionalmente esbeltos.

Sugestão: A recomendação para qualquer atividade física é a de que ela seja realizada no mínimo três vezes por semana. Geralmente, a pessoa com este tipo de corpo tem pouca quantidade de gordura, sendo recomendado trabalhar o aumento da massa muscular com exercícios de musculação. “É ideal séries de oito a dez repetições separadas por grupo muscular, e não exagerar nos exercícios aeróbicos, que podem ser realizados, por exemplo, duas vezes por semana”,

- Tipo ampulheta: Busto e quadris são bem equilibrados e cintura bem definida. Conhecido como “corpo violão”.

Sugestão: A mulher com corpo tipo ampulheta tem uma redução significativa da circunferência da cintura, por isso deve evitar exercícios que fortaleçam demasiadamente a região das costas e quadris, As atividades mais recomendadas para este perfil são: andar de bicicleta ou bike indoor com cargas leves, caminhada ou corrida, natação ou hidroginástica. “Se a pessoa optar por musculação, deve evitar os treinos de hipertrofia. Quanto à frequência dos exercícios, para as do tipo ‘magra’ três vezes por semana é o suficiente, e para as mais ‘cheinhas’ cinco vezes é o ideal”.

- Tipo triângulo invertido: Corpo superior proporcionalmente maior, com ombros amplos e costas largas. Os seus quadris são pequenos e a cintura é sutil.

Sugestão: Para quem tem este tipo de corpo, o recomendado é se trabalhar o famoso GAP (glúteo, abdominal e perna) nas aulas de ginástica localizada, step e abdominal, sem que se deixe de lado o exercício aeróbico, com cerca de 30 minutos a 1h de esteira.

- Tipo pera: Cintura bem definida e quadris maiores que o busto.

Sugestão: “A pessoa com o corpo tipo pera costuma acumular gordura nos membros inferiores, por isso deve focar as atividades nos exercícios aeróbicos e localizados, realizando de três a quatro vezes por semana uma atividade de glúteos, abdominais e pernas”. Outra forma dinâmica de se trabalhar esse corpo é alternar dois ou três exercícios de musculação com uma atividade de esteira, step, corda ou bicicleta para potencializar os resultados.

- Tipo maçã: Não tem curvas na cintura, e tem tendência estocar os pneuzinhos na linha da cintura.

Sugestão: O mais indicado para a pessoa que tem o corpo tipo maçã é priorizar a alimentação adequada e as atividades aeróbicas. Variar as atividades entre esteira, natação e hidroginástica de três a cinco vezes por semana. “Não se pode esquecer também de fortalecer os músculos com séries de resistência muscular, pois eles precisam aguentar os movimentos dos exercícios aeróbicos”.

Matéria publicada no portal da educação física

Nenhum comentário:

Postar um comentário