terça-feira, 25 de setembro de 2018

Personal Trainer Jundiaí Atividade Física e a diminuição da demência vascular

#personaltrainerjundiai
Um dos aspectos mais estudados, atualmente, nas pesquisas científicas é a relação entre a atividade física e a longevidade. Tais pesquisas indicam que essa relação é proveniente da atividade física regular, acarretando a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e o aumento da expectativa de vida (aproximadamente em dois anos). As evidências epidemiológicas apresentadas permitem concluir, também, que a atividade física está associada com o aumento da mobilidade, da capacidade funcional e da qualidade de vida durante o envelhecimento. No entanto, deve-se enfatizar a importância de se estimular a prática regular de exercícios aeróbicos ou de fortalecimento muscular, o que acarretará em mudanças sistêmicas fundamentais para a longevidade.

Para tanto, um estudo comparou a qualidade de vida de 238 idosas, com média de idade de 69 anos, residentes no município de Aracaju e com distintos níveis de atividade física. Identificou-se uma diferença significativa entre o nível de atividade física e a qualidade de vida relacionada com a saúde, pois os resultados sugeriram que as mulheres idosas mais ativas apresentaram melhores resultados nos oito domínios de qualidade de vida investigados, que foram: capacidade funcional, aspectos físicos, presença de dores, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental.

O impacto positivo da atividade física regular em aspectos cognitivos, na saúde mental e no bem-estar geral do indivíduo durante o processo de envelhecimento é evidenciado em diversos estudos clínicos. Entre eles, destaca-se o efeito da atividade física, mais especificamente da caminhada, na diminuição do risco de demência vascular e nota-se um menor declínio cognitivo naqueles que apresentam hábitos saudáveis. O exercício pode elevar o BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) e outros fatores de crescimento, estimulando a neurogênese, mobilizando a expressão de genes que beneficiam o processo de plasticidade cerebral, aumentando a resistência do cérebro ao dano e, consequentemente, melhorando a aprendizagem e o desempenho mental.

Além disso, entre os diversos fatores positivos que essa prática proporciona, destaca-se, também, o benefício desencadeado em relação à saúde emocional das pessoas quanto ao reforço da autoestima, associada à melhor imagem corporal e à autonomia que advém da maior mobilidade física que os exercícios físicos desencadeiam. Por isso, vale ressaltar que o incentivo dos profissionais de saúde é fundamental para que as pessoas adquiram esse hábito e extraiam os resultados benéficos em relação à saúde.

REFERÊNCIAS

BARNES, DE; CAULEY, JA; LUI, LY et al. Women who maintain optimal cognitive function into old age. J Am Geriatr Soc., v. 55, n. 2, p. 259-64, 2007.

COTMAN, CW; BERCHTOLD, NC. Exercise: a behavioral intervention to enhance brain health and plasticity.Trends Neurosc., v. 25, n. 6, p.295-301, Jan. 2002.

MATSUDO, SM. Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.135-37, Set. 2006.

MATSUDO, SM. Envelhecimento, atividade física e saúde. BIS, Bol. Inst. Saúde. N. 47, p. 76-79, Abr. 2009.

TOSCANO J. J. O.; OLIVEIRA A. C. C. Qualidade de vida em idosos com distintos níveis de atividade física. Rev Bras Med Esporte, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 169-173, jun. 2009.

PONTE, M; CUNHA, F. Nível de atividade física na população idosa e seus benefícios: uma revisão integrativa. Sanare, Sobral, V.12, n.1, p. 71-77, jan/jun. 2013.

VIDMAR, M et al. Atividade física e qualidade de vida em idosos. Rev. Saúde e Pesquisa, v. 4, n. 3, p. 417-424, Set/Dez. 2011.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Personal Trainer Jundiai Vamos falar de Emagrecimento?


#personaltrainerjundiai 
Porque as pessoas tem dificuldade em manter o peso ideal?

Não vou postar nenhum texto, apenas algumas imagens.

 A quem estamos enganando?








Falta orientação e acompanhamento.



Se emagrecer fosse simples não haveriam obesos



 E como anda usa auto estima?


















Aguardo seu contato - 11 985587484

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Personal Trainer Jundiai Os riscos de pegar treinos na internet

#personaltrainerjundiai

Recorrer a dicas de não especialistas é um risco que, em alguns casos, podem gerar consequências para o corpo humano. Lesões, problemas de saúde, dificuldade nas articulações, entre outras diversas situações que podem atrapalhar os treinos e até tornarem-se coisas mais sérias no futuro.

O treino deve ser desenvolvido pessoalmente, pois muitas pessoas pegam treinos das redes sociais e não tem conhecimento do que elas estão fazendo, ou simplesmente não respeitam as etapas e não passam por um processo de aprendizagem motora do próprio movimento. Não ter conhecimento sobre esse processo de movimento pode fazer com que o indivíduo potencialize alguma lesão em algum músculo que não esteja estabilizado para exercícios físicos. É necessária uma ajuda profissional no assunto, porque caso ela tenha alguma instabilidade em alguma parte do corpo, o professor irá saber como exercitar aquela região.

Outro caso muito comum nas redes sociais é consultoria. Professores costumam vender treinos na internet para os alunos.

Muitas pessoas fazem consultoria online e, existe outro problema frequente nisso. Mesmo que o aluno tire suas dúvidas pelas redes sociais, o professor monta sua planilha de treino a partir do que é dito pelo aluno, ou seja, ele não irá saber quais as reais condições do aluno. É muito frequente para quem gosta de exercícios e desafios, achar que está em um nível maior do que realmente está”.

Mesmo fazendo consultoria online, há a importância de o professor acompanhar o aluno pessoalmente. O aluno vai sendo acompanhado, se adaptando e crescendo compatíveis às suas próprias condições. Há casos de alunos que se machucaram pegando treinos pela internet e executando-os por independência.

Independente do questionamento de existir treinos que não são feitos por especialistas, o problema maior é do aluno que não tem muito conhecimento sobre o assunto, e executa esse treino sem nenhum conselho ou ajuda profissional. Dessa forma, deixamos o recado: não corra esse risco! 

Procure um profissional de educação física e peça uma prescrição de exercícios específico para você.

http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/os-riscos-de-se-pegar-treinos-na-internet-2/

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Personal Trainer Jundiaí A atividade física é fundamental na prevenção contra o câncer de mama também

#personaltrainerjundiai

Uma pesquisa realizada na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que o exercício físico reduz o risco de câncer de mama em até 30%.
O estudo analisou mulheres em idade reprodutiva ou que havia acabado de passar pela menopausa e concluiu que todas que praticam alguma atividade física têm menos chances de desenvolver esse tumor maligno.
A pesquisa analisou um grupo de 1.504 mulheres com câncer de mama e outras 1.555 saudáveis com idades entre 20 e 98 anos. Com o objetivo de comparar a realização da atividade física com o diagnóstico da doença, foi detectado que entre as sedentárias, o grupo que se exercitava durante a idade reprodutiva e pós-menopausa teve uma incidência 6% menor de possibilidades de ter um câncer de mama.
Já entre as mulheres que praticam atividade física, cerca de 10 a 19 horas por semana, apontaram 30% menos chances de apresentar o problema.
Um ponto que merece ser destacado, é que as mulheres ativas que ganham peso de forma significativa, principalmente após a menopausa, perdem esses efeitos benéficos da atividade física, ou seja, a obesidade diminui as possibilidades de prevenção do tumor.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Ainda raro antes dos 35 anos, o tumor responde por 22% dos novos casos da doença anualmente no Brasil. Quando descoberto desde início e tratado corretamente, o prognóstico de melhora se torna positivo.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Musculação: por que usamos repetições nos treinamentos?


Prescrever exercícios, séries e repetições, é mais que apenas saber o que é um supino reto e qual músculo ele trabalha de forma direta (agonista), indireta (sinergistas) e quais são seus opositores (antagonistas). 

Mas nem vamos entrar em méritos de bioenergética ou fatores fisiológicos e bioquímicos. Vamos focar em algo mais pratico!

Eu sempre me perguntava por qual motivo às prescrições são feitas em pares na maioria das vezes. Já pensou sobre isso? Por qual motivo prescrevemos 6 – 8 – 10 – 12 repetições?

Isso tem um motivo, tempo de tensão!










Quando um aluno novo entra na academia geralmente se ensina a execução do exercício, quantas séries ele vai fazer e de quantas repetições estamos propondo para ele. Pois é, quase tudo certo até agora. A não ser por muitos não se lembrarem de explicar o tempo que querem que o sujeito realize a tarefa de executar as repetições. Isso se chama tempo de tensão. Se pensarmos em contração muscular, em um exercício dinâmico, em cada repetição, vamos ter uma ação concêntrica e outra excêntrica, correto? Para cada uma dessas fases existe um tempo para executar.

Geralmente, se não dizemos nada para as pessoas, elas naturalmente, vão realizar a atividade em 1 segundo para concêntrica e 1 segundo para excêntrica. Mas isso pode mudar de pessoa para pessoa. Mas vamos fazer o uso do raciocínio. Imagina só uma pessoa que faz a concêntrica em uma velocidade e a excêntrica em outra, vamos ter uma adaptação, se fizermos as duas na mesma cadência isso muda a adaptação. Lembra da pergunta: “ por qual motivo prescrevemos com números pares”? Agora você deve estar começando a entender o motivo disso.

Uma prescrição de 1 para 1 – em uma série de 8 repetições = a 16 segundo de tensão aproximadamente. Uma prescrição de 2 para 1 – em uma série de 8 repetições, igual numericamente, já são 24 segundos de tensão com ênfase na fase concêntrica.

Deu-se conta da importância de explicar a cadência?

Tudo se resume em tempo de tensão que vai aumentar o tempo de oclusão vascular. 
Uma série com mais tempo de tensão provoca maior concentração de metabólitos e por consequência maior estimulação de vias anabólicas.

Nem sempre 8 são 8 – em termos de tensão/oclusão, podemos estar falando de 16 – 24 ou até 32 segundos de tempo de tensão sem mudar o número de repetições.

(Fonte: o Prof. André Lopes é Phd em Ciências do Movimento Humano, fundador do Pro Fit Box e Expert do Portal da Educação Física).