domingo, 19 de janeiro de 2014


Exercício físico e emagrecimento


Vários estudos têm demonstrado que o processo de envelhecimento vem acompanhado de mudanças na composição e no peso corporal. A prevalência da obesidade e do sobre-peso também vem crescendo muito, produzindo conseqüências adversas para a saúde pública, pois está associada ao aumento de todas as causas de mortalidade, e ao aumento de risco para doenças crônico-degenerativas (diabetes, hipertensão, osteoporose, derrames, doenças cardiovasculares, osteoartrites etc.).

A atividade física tem sido amplamente empregada como estratégia para o controle de peso e melhora na composição corporal, e para minimizar as perdas de massa muscular e óssea acompanhadas pelo processo natural de envelhecimento.
Quando uma pessoa recebe uma quantidade maior  de energia, sob forma de alimento, do que é gasta, o peso corporal aumenta. Vários fatores específicos podem predispor uma pessoa ao aumento excessivo de peso – padrões alimentares, meio ambiente, taxa metabólica de repouso etc.

A atividade física desempenha papel importante no controle do peso corporal, pois o gasto energético pode ser modificado, propiciando o alcance de um peso e composição corporal ideais para ótima saúde e bem-estar.
O fator mais importante em programas de exercício para a redução de peso é o gasto energético total. O programa deve estabelecer um equilíbrio calórico negativo para promover uma perda de gordura e levar em conta alguns fatores como duração, freqüência e intensidade.O início do programa deve ser lento, progressivo quanto à intensidade, e ter regularidade. O exercício mais freqüente resulta em maior gasto calórico.

O exercício aeróbio contínuo, que utiliza grandes grupos musculares e que comporta um gasto energético de moderado a alto, como caminhar, correr, pedalar, é ideal para promover perda de peso, pois consome grande quantidade de calorias, estimula o metabolismo lipídico e reduz a gordura corporal. A modalidade do exercício não está relacionada com a redução do peso, mas sim a freqüência, a duração e a intensidade com que é executado.

Os exercícios resistidos com pesos preservam a massa magra durante a perda de peso e referem-se a uma modalidade de atividade física sistematizada que também pode variar com freqüência, volume, tipo de treinamento, equipamento e intensidade. O exercício de resistência é importante na prevenção e na reabilitação de várias doenças crônicas, como obesidade e osteoporose. O importante é procurar um profissional de Educação Física especialista no assunto e adotar um comportamento preventivo e hábitos saudáveis.

Rosmeire Paixão - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário