quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mulheres precisam diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer com a atividade física diária.

Mulheres têm coração menor e mais gordura corporal do que homens

As diferenças biológicas entre homens e mulheres podem ser bastante curiosas. Uma delas é que o coração da mulher é menor do que o do homem. 

Sendo assim, ejeta menos volume de sangue por minuto. Por isso, a pulsação das mulheres tende a ser maior do que nos homens. Além disso, a mulher tem 10% a mais de gordura corporal, e entre 20 a 40% menos massa magra e força que os homens. O mesmo ocorre em relação à capacidade pulmonar e ao crescimento fisiológico do chamado coração de atleta, muito maior no homem do que na mulher ativa. Porém, um problema cardiovascular na mulher é mais grave do que no homem. Isso porque a anatomia das artérias coronárias que nutrem o coração feminino é de estrutura menor e mais fina o que, nas obstruções por placas de gordura, resultam em pior prognóstico. 

Mulheres possuem sintomas atípicos de doenças cardíacas, e isso pode confundir o diagnóstico exato de um quadro agudo como o infarto do miocárdio da mulher. Embora a doença arterial coronariana (DAC) seja a principal causa de morte em homens e mulheres, a cada ano aumenta mais esse número entre as mulheres.

Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e de câncer, cada vez mais as mulheres devem se conscientizar da importância da atividade física diária. As mulheres que optam por um estilo de vida mais saudável e incluem a prática de exercícios em sua rotina diária reduzem o risco dessas doenças e complicações, sobretudo das cardiovasculares, metabólicas e até mesmo de alguns tipos de câncer, como o de mama, de cólon e da vesícula biliar. Além disso, melhoram a saúde óssea e reprodutiva, o humor, a autoestima, controlam os níveis de estresse e o peso corporal.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário